Medicina Fetal: uma nova realidade

Por Dr. Marcos Gomes

Especialista em Diagnóstico por Imagem e Medicina Fetal l CRM/BA 8621

Diretor Médico da Clínica Med Imagem


A partir do meado da década de 1980, com o advento da ultrassonografia, houve um grande avanço na avaliação das gestantes e, principalmente, do feto, tanto nos seus aspectos anatômicos, quanto funcionais. Iniciou-se no feto a avaliação de seu desenvolvimento, atividade motora e outros aspectos da gestação. O feto, a partir desse instante, é encarado como um paciente.

O fetólogo deve estar apto para atuar como um consultor, auxiliando o obstetra no cuidado com a gestante.

Surge daí a figura do médico especializado na avaliação do feto, que o estudo e avalia durante toda a gestação, em seus diversos aspectos, indo além da realização de estudo morfológico ultrassonográfico. Este especialista, também conhecido como fetólogo, deve reunir conhecimentos da embriologia, anatomia, fisiologia do feto, além de reconhecer alterações anatômicas do desenvolvimento fetal, dentre outras anormalidades da vida intra-uterina, inclusive materna.

Foto: Internet


O fetólogo deve estar apto para atuar como um consultor, auxiliando o obstetra no cuidado com a gestante, tendo como foco principal a observação da porção fetal da gestação. Este também deve aconselhar, tranquilizar e orientar os pais durante o acompanhamento, visando um desfecho satisfatório e seguro do final da gestação.


Cabe ao fetólogo, diante da presença de anormalidades, ou intercorrências, diagnosticá-las, sugerindo as possíveis causas, propor possíveis ampliações na investigação, traçar o prognóstico e condutas terapêuticas, incluindo sugestões de intervenções fetais, quando indicadas.


A Medicina Fetal, por ser uma especialidade relativamente recente e em constante avanço, exige do profissional da área constante atualização científica e ter à sua disposição apoio das mais modernas tecnologias existentes aplicadas ao feto.

5 visualizações
maisaude
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Mais Arte Publicidade 2020