Histórias da gente: Eduardo Borges

por Sarah Sanches, jornalista


Eduardo Borges de Freitas, 51 anos, é filho de Luiz Borges e Terezinha Borges de Freitas. Nascido em Ipirá, mudou-se para Feira de Santana ainda criança e adotou a Princesa do Sertão como sua casa, lugar que escolheu para viver e criar seus filhos, dois meninos, um de 13 e outro de seis anos. Homem de conversa direta, franca, sem meias palavras, Eduardo traz nos olhos a tranquilidade de quem é feliz e realizado fazendo exatamente o que escolheu: ser um excelente administrador.


Começou a trabalhar ainda jovem, por volta dos 13 anos, no armazém de cereais de seu pai, na ladeira do Centro de Abastecimento. Estudando e trabalhando, ficava no caixa, gerava nota fiscal, fazia pequenos relatórios. Eduardo sempre gostou muito de administração e, mesmo naquela época, ainda sem saber, já apresentava talento para trabalhar na área. Ajudava seu pai, um comerciante que ficou muito conhecido como “Luiz do Feijão”, pois comprava e revendia o produto para grandes redes, tornando-se um grande fornecedor na época. Uma história de luta, de um nordestino vindo da roça, que encarou a cidade grande com a família, em busca de uma vida melhor. Por isto, até hoje, seu pai lhe serve de inspiração.


Após começar o curso superior em Administração, o primeiro vínculo trabalhista de Eduardo foi como estagiário da Caixa Econômica Federal. Trabalhava no CAT (Central de Atendimento do Trabalhador), quando foi escolhido como terceiro melhor estagiário do Brasil pela revista Agitação do CIEE. O prêmio foi um estágio remunerado de seis meses no grupo Accor em Salvador, onde permaneceu por dois anos, até 1999, quando retornou à Feira de Santana.


Fonte: Instagram


Nessa época, Eduardo foi convidado por Dr. Jolival Soares, fundador do Laboratório Análise, para fazer uma auditoria no setor financeiro. Daí em diante, galgou uma carreira de sucesso na empresa, passando à gerente e, posteriormente, gestor, cargo que ocupa até hoje. Nesse tempo, embora já fosse líder de mercado, o Análise era uma empresa pequena, com apenas uma unidade e 15 funcionários. Atualmente, o laboratório possui mais de 40 unidades, distribuídas por vários municípios da Bahia, e conta com mais de 300 colaboradores. O crescimento e evolução do Laboratório Análise é um reflexo de uma administração competente e do trabalho dedicado de uma equipe qualificada e muito bem escolhida, da qual Eduardo se orgulha de fazer parte.


Dessa caminhada, destaca uma grande conquista: a maturidade profissional, que permite um novo olhar para as pessoas e especialmente para sua equipe. Relembra sorrindo do homem que há 20 anos começava uma carreira brilhante na gestão de uma grande empresa, com muitos sonhos e metas. Hoje, se percebe um ser humano muito melhor do que quando iniciou essa jornada, todavia, com muito mais responsabilidade, reinventando-se todos os dias para vencer novos desafios.


Em 2020, o Laboratório Análise completa 40 anos. A meta de Eduardo é continuar trabalhando para que o laboratório cresça ainda mais e que, no futuro, uma nova geração assuma o compromisso. Sem frustações, encara o por vir com otimismo e fala do passado com orgulho de já ter sido cantor de banda, jogador de futebol, vendedor de geladinho e doceiro prendado, daqueles que fazem um doce de leite para ninguém botar defeito.


Quanto aos sonhos, ele é taxativo: quer ver seus filhos crescerem bem, com saúde, formarem-se e se tornarem homens dignos como o avô. Além disso, pensa em ainda viajar bastante, mas, de hoje em diante, só para lugares distantes dos grandes centros urbanos. Chapada Diamantina, Vale do Capão, Lençóis ou qualquer outro lugar maravilhoso no litoral. Eduardo quer proximidade com a natureza, tranquilidade, areia branca e beira de mar.


Eduardo Borges de Freitas é Formado em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pós-graduado em Gestão Empresarial também pela UEFS, possui MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pela Universidade de Chicago.

0 visualização
maisaude
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Mais Arte Publicidade 2020