Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em diabéticos

Atualizado: Jul 9

Por Dr. Gewdy Lima l CRM 17848 . RQE 165679 . RQE 166327

Médico cardiologista e ecocardiografista


Diabetes Mellitus é um conjunto de doenças meatabólicas que provocam hiperglicemia por deficiências de insulina, podendo ser absoluta, por baixa produção, ou relativa, por resistência periférica à insulina. Por não apresentar sintomas no início, muitos descobrem a condição quando o caso já é tão grave que é preciso amputar membros, desenvolveu cegueira ou doenças cardiovasculares. O diabetes é listado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, doença renal terminal, doença vascular periférica e aneurisma de aorta), portanto requer muita coparticipação do paciente logo que fechado o diagnóstico da doença.


As doenças cardiovasculares são a principal casa de morte em pacientes diabéticos, especialmente o diabetes tipo II. Sabe-se que 80% dos pacientes diabéticos morrem de doenças cardiovasculares e podem sofrer com outros problemas, como cegueira. Existem alguns fatores que, na presença de Diabetes Mellitus, agravam a classificação de risco cardiovascular, conforme listados abaixo:


idade maior que 49 anos nos homens e maior que 56 anos nas mulheres;

diabetes com duração superior a 10 anos;

• história familiar de infarto e/ou angina em partes de 1º grau (pais e irmãos, do sexo masculino menor que 60 anos e feminino menor que 65 anos);

circunferência abdominal maior que 90 cm em homens e maior que 80 cm em mulheres;

triglicerídeos maior que 150 mg/dL, tanto em homens quanto em mulheres;

• pressão arterial maior ou igual a 130/85 mmHg ou em tratamento para hipertensão;

• tabagismo.


Aqueles que já apresentaram as doenças acima citadas são classificados como alto risco cardiovascular, sendo necessário que tenham acompanhamento regular multiprofissional para um melhor sucesso terapêutico, independente do diagnóstico de diabetes.


Pacientes com Diabetes Mellitus podem ser classificados em baixo risco, risco intermediário e alto risco cardiovascular, baseado nos indicativos na tabela abaixo:


6 visualizações
maisaude
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Mais Arte Publicidade 2020